Representantes da Agroverde e do Sindicato dos Produtores Rurais marcaram presença no 2º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite em Brasília.
O presidente da Agroverde, Neber Severino Aquino, acompanhado dos conselheiros Clayton Macedo e Felipe Azambuja e do presidente do Sindicato Rural de Campina Verde, Uander Leonel (Baiano), participaram, na tarde desta terça-feira, 31, no Salão Negro da Câmara dos Deputados, em Brasília, do 2º Encontro dos Produtores Brasileiros de Leite, promovido pela Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite (FPPL) com o apoio da ABRALEITE, CNA, Faemg e OCB.
O evento contou com a participação de centenas de produtores de leite de Goiás, Minas Gerais e outras regiões, além de representantes de entidades e parlamentares ligados ao Agro para debaterem sobre a situação do setor leiteiro no país.
Em pauta, os representantes da classe produtora de leite reivindicaram ao Governo Federal políticas públicas estruturantes para o setor, que tem sofrido a maior crise financeira de toda a sua história, devido às importações de leite oriundas do Mercosul, em especial, da Argentina. Segundo os produtores, a matéria-prima entra no país sem taxação de impostos e nem limite de compra, prejudicando todo o setor quanto à competitividade no mercado.
Para a presidente da FPPL, Deputada Ana Paula Leão – (PP-MG), esse é o segundo evento promovido pela classe e a principal reivindicação é quanto à criação de políticas públicas que atendam o produtor, além de garantir a competitividade no mercado. “O leite vem passando pela pior crise de sua existência e estamos aqui para reivindicar do governo políticas públicas estruturantes no setor, o governo tem prometido algumas mudanças, mas até o momento nada foi feito, é fundamental que o governo atenda às nossas reivindicações e promova políticas em apoio ao produtor de leite, ao setor da pecuária leiteira que é tão importante para o país”, destacou a parlamentar.
De acordo com o presidente da Agroverde, Neber Severino, foram deliberadas três medidas de extrema urgência durante o encontro, as quais serão enviadas ao Senado, sendo:
1 – Criação de um plano nacional de renegociação de dívidas para a pecuária de leite;
2 – Adoção de salvaguardas anti-importação de produtos subsidiados de forma permanente;
3 – Execução de compras públicas com a inserção permanente de leite nos programas sociais do Governo.
A Cooperativa Agroverde em parceria com o Sindicato Rural de Campina Verde, está buscando formas para solucionar a situação do leite no Brasil, em especial para seus cooperados, parceiros e produtores.
Cooperativa AGROVERDE: Juntos Somos Mais Fortes!