AGROVERDE promove palestra sobre os Transtornos do Espectro Autista
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no último dia 02 de abril, o setor de recursos humanos da AGROVERDE, promoveu nesta sexta-feira, 26, uma palestra sobre os Transtornos do Espectro Autista. A palestra foi viabilizada pela jovem Milena Júlia, graduada em pedagogia, pós-graduada em psicopedagogia institucional, clínica e educação especial e, atualmente, estudante de psicologia e pós-graduação em intervenção ABA aplicada ao transtorno do espectro autista (TEA) e deficiência intelectual.
A palestra faz parte das ações sociais da AGROVERDE junto à comunidade e teve como objetivo esclarecer as principais características de uma criança com espectro autista, bem como o diagnóstico e possíveis formas de tratamento. Além disso, a palestrante ressaltou que o grande desafio ainda é a aceitação e a inclusão dessas crianças na sociedade e na escola.
Milena Júlia destacou que a criança já pode nascer autista ou ter uma pré-disposição, que dependendo de fatores do ambiente em que a criança esteja inserida, pode ocasionar o desenvolvimento do autismo. De acordo com a palestra, a primeira iniciativa que os pais devem fazer quando perceberem que seus filhos apresentam características do autismo, é procurar a ajuda de um psicólogo, neuropsicólogo, neuropediatra ou neurologista para que o profissional possa fazer o diagnóstico correto da criança.
A sala de aula é outro ponto que deve ser preparado para receber as crianças com o espectro autista. Elas devem ser acompanhadas por um profissional capaz de avaliar como serão incluídas junto com as demais crianças. A palestrante assegurou que qualquer sinal que os pais notarem nos filhos, os mesmos devem procurar um profissional para o diagnóstico precoce. Mais detalhes na matéria com a palestrante: